quarta-feira, 10 de novembro de 2010

sonhos quebrados. ( trabalho de português sobre crônicas)

É tão simples como é tão rápido. É onírico, é afável e confortável. Você tem um sonho, e está determinado a segui-los em qualquer circunstancia. Sabes que é errado, que nem todo sonho é realidade e que se continuar sonhanco, quando acordar, a queda será maior. Nada importa, é teu sonho e ninguém pode mexer. Não adianta ouvir muita coisa sobre os sonhadores arrependidos, você os achará fracos e que no mínimo não se esforçaram o bastante para que seus sonhos fossem as suas respectivas realidades.

Já fui um sonhador. Eu botava a minha mão no fogo pensando que se eu me esforçasse um pouco eu conseguiria alcançar o meu objetivo, que era estudar em uma escola de qualidade, com colegas de classe digníssimos e de excelência, com professores justos e dispostos a ensinar por que gostam de fazer isso, algo além do financeiro. O sonho veio a tona e eu descobri da mais comum forma que nem tudo é como sonhamos, o ‘’buraco’’ com toda certeza é mais embaixo. Assim como todo sonhador, desacreditava que seria diferente e que eu conseguiria me livrar dos problemas sem me desgastar muito. Eu acreditava acima de tudo em mim.Meu potencial, minha força, minhas escolhas. Eu tinha um brilho nos olhos de um navegante que estava em busca de um novo continente. Inútil.

O sonho se tornou fato. De pequeno príncipe eu fui a rei, de rei eu me tornei escravo, e, de escravo eu me tornei o que sou. Eu consegui pegar a verdade nas minhas mãos e vê que o sonho era como uma porção de água. Se derramou entre meus dedos e hoje não consigo me recordar nem como era a sensação de ser um bom sonhador. A água que restou em minha mão, bebi, tentando não morrer de sede. Vejo a realidade como o Sol, mas que você tem obrigação de ver. A luz do Sol é muito forte, o que nos impede de vê-la com facilidade. Dói e machuca o coração, assim como a canção diz sobre a saudade. Em sua mente, uma mistura de sentimentos e sensações. A raiva se junta com o arrependimento, com o tempo perdido, com os fatos. Você acaba de descobrir que o seu mundo de sonhos foi incendiado pela realidade.

O sentimento de desistência cresce em seu peito. Você começa a pensar em algumas decisões não tão fáceis que, poderão ter graves conseqüências mais adiante. Começa em pensar em algumas escolhas arriscadas e incertas, que você teme em apostar e criar mais um sonho em cima.Você está traumatizado. Algumas escolhas são facilmente confundidas com desistências e vice-versa. Eu, particularmente, não gosto do verbo desistir, acho que sempre soa como covardia ou preguiça. Não que eu seja o símbolo da coragem ou da disposição, até porque eu já cansei de desistir de sonhos e futuras realizações por puro medo de fracassar e um orgulho que não me leva a nada. Mas, convenhamos, que a desistência é sinônimo de renúncia, coisa fraca demais para estudantes cheios de esperanças como nós, acostumados a extrair o menos ruim de qualquer situação.

Não consigo crer em ônus mais pesado do que bônus, mesmo convivendo todo dia com pessoas desmotivadas que já não tem brilhos nos olhos e corações de nobres navegantes. Quando começo a acreditar nisso, acho bom parar para analisar o que está ocorrendo, cuidar de ouvir o coração e os sinais da vida. Se deixar passar tempo demais, é bem capaz que a coluna arqueie e o corpo adoeça, sem dó nem piedade. Um ano de sofrimento passa em cima de você sem dó e muito menos piedade, sem pedir licença. Somos brasileiros e como reza a lenda, devemos nunca desistir. Certo?

Pode ser que tudo dê certo. O universo vai valorizar todo o seu esforço, suas lágrimas derramadas por aquela atividade pontuada que você tanto estudou e não se saiu bem, pelas aulas a tarde, pelas noites mal dormidas, pelo o distanciamento das amizades, da frieza que se formou em teu laço familiar. Tudo vai estar bem no final e você estará pronto pra uma nova jornada em busca do conhecimento, agora munida com a realidade do teu lado. Conhecerá bem o caminho e saberá quando terá um redemoinho a tua frente. Mas, pode ser que mesmo com tanto esforço, nada dê certo. Você vai pairar mais uma vez no início de um ano, para ver as mesmas coisas que tanto te fizeram sofrer e chorar. O sentimento de desistência vai ressurgir e você terá que combatê-lo com unhas e dentes. Nossa maior fraqueza é a desistência. Terá que acreditar que o caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.

Um comentário:

  1. Esse post poderia ter um outro título, não? Cairia bem IFBA, ou CEFET mesmo... O que você expressou é o que muitos têm sentido. Inclusive eu. É todo um mundo que vai sendo desconstruido até chegar numa realidade que é difícil aceitar. Desistir parece ser o melhor antídoto para esse sofrimento, mas talvez não seja. É amigo, essa escola é difícil, viu! Mas quem sabe como você escreveu, pode ser que tudo dê certo. Para mim está difícil, porém. Eu fico paralisado com tudo isso. Abraços... Nunca mais te vi :)

    ResponderExcluir